Se você possui uma empresa, é muito provável que tenha um certificado digital. Ele funciona como uma identidade virtual e facilita e torna mais seguros os processos de assinatura de documentos. No entanto, é preciso ficar atento: o certificado digital vencido pode te pegar de surpresa em um momento de pressa.
Pois é, assim como acontece com o nosso RG e a habilitação, cada tipo de certificado digital possui a sua própria validade. Esse prazo, inclusive, faz parte do processo de segurança já que o mantém atualizado e dentro dos padrões.
Caso você tenha percebido apenas agora que precisará renovar o certificado ou que ele está próximo a data final, não se preocupe. Em alguns casos, é possível renovar o período de uso e, em outros, gerar um novo.
Vamos falar sobre tudo isso para que você não fique desamparado. Afinal, quem utiliza os certificados digitais geralmente tem pressa, não é mesmo? Veja agora quais os prazos para cada tipo de certificado digital, como fazer a renovação após o vencimento, quando não é possível renovar e mais informações úteis sobre o tema.
Neste artigo você encontra
Qual a importância do certificado digital?
Com um certificado digital válido em mãos, a sua empresa consegue economizar tempo e recursos financeiros. Como tudo é feito digitalmente, a necessidade de se locomover para assinar documentos deixa de existir. Outros pontos que tornam o certificado digital tão importante são:
- Redução de custos com impressão;
- Diminuição dos erros;
- Confidencialidade;
- Controle de acessos;
- Facilidade de acesso a serviços do governo e bancos;
- Rastreamento de atividades;
- Assinaturas digitais.
O que diferencia cada tipo de certificado digital?
Existem certificados digitais dos mais variados tipos para que você busque o que melhor se encaixa no seu caso. Nesse sentido, antes de adquirir um, é necessário conhecer todos os tipos e a quais demandas eles atendem.
TIPO A – É o tipo de certificado ideal para as assinaturas digitais. Certificados desse tipo são utilizados para autenticação de documentos e arquivos virtuais. Eles podem identificar o assinante, confirmar que o documento é real e atestar que a operação realiza é verdadeira. Veja as diferenças entre as versões A1 e A3:
A1: Possui um par de chaves criptográficas que são geradas no próprio software. Geralmente pode ser armazenado no próprio computador, laptop ou smartphone do usuário. A validade é de 1 ano.
A3: As chaves são geradas e armazenadas em um hardware exclusivo para o Certificado Digital (cartão com chip ou token criptográfico. A validade é de 3 anos.
TIPO S – É o tipo de certificado utilizado para quem busca sigilo ou confidencialidade para as transações. Nos certificados do tipo S, os dados do documento são criptografados, e só podem ser acessados por outro certificado autorizado. Assim, evita-se o vazamento de informações. Confira as versões:
S1: Possui um par de chaves criptográficas que são geradas no próprio software. Geralmente pode ser armazenado no próprio computador, laptop ou smartphone do usuário. A validade é de apenas 1 ano.
S3: As chaves são geradas e armazenadas em um hardware exclusivo para o Certificado Digital (cartão com chip ou token criptográfico. A validade é de 3 anos.
Como saber a validade do meu certificado digital?
Se você acredita que o seu certificado digital está vencido ou prestes a vencer, será preciso conferir o que se aplica. Para isso, basta conectá-lo ao computador, clicar no ícone das configurações, acessar as configurações avançadas, ir até “gerenciar certificados” e, enfim, conferir a data de validade.
Para renovar
Se a data encontrada estiver fora do prazo de validade, não será possível renová-lo. Na verdade, a renovação online só é permitida para certificados do tipo A3 que ainda estejam dentro do prazo de validade. Portanto, se o seu certificado digital estiver expirado, será preciso realizar uma nova emissão. A renovação online para certificados A3 é possível se você:
- Realizou a coleta biométrica na emissão do certificado;
- Estiver com o PIN e o cartão ou token criptográfico;
- Não tiver alterado nenhum dado cadastral.
Seja qual for o seu caso, não fique sem um certificado digital. Só com ele você é capaz de transações seguras, emitir documentos eletrônicos, ter a confiança dos consumidores e evitar ataques cibernéticos.
O papel da Euro Contábil
Percebeu que a sua empresa está precisando do certificado digital, mas possui dúvidas quanto ao processo? Então nos envie uma mensagem por WhatsApp hoje mesmo. A Euro Contábil pode te ajudar a realizar a renovação ou nova emissão.
São mais de 18 anos de experiência na contabilidade empresarial de empresas por todo o Brasil. Entre em contato e saiba mais sobre como nossas equipes societária, fiscal, contábil e de departamento pessoal podem ajudar o seu negócio.
No post de hoje você pôde entender o que acontece com um certificado digital vencido, como renova-lo e mais.
Espero que as informações sejam úteis de alguma forma!
Continue navegando pelo blog:
- Planejamento estratégico para microempreendedores: Entenda como estruturar suas metas
- Empreendedorismo feminino: Saiba como se tornar uma empreendedora
- Melhor cidade para empreender no país: Saiba ONDE abrir uma empresa
- Expandindo os negócios: qual a importância de contratar pessoas para a sua empresa?
- Fique atento! Saiba quais são as obrigações acessórias para sua empresa em 2024
Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil
Pesquisar
Posts recentes
- Como Criar um Plano de Negócio para Sua Loja de Varejo do Zero
- Qual a diferença entre Dissolução Total e Dissolução Parcial em uma Sociedade?
- Sociedade Anônima (S.A.): O que é, como funciona e principais vantagens
- Abertura de filial em UF diferente da matriz
- Glow Up: As melhores práticas de gestão financeira para sua clínica de estética
0 Comments